Westworld & Futureworld | Conheça a obra que inspirou a nova série da HBO

Westworld acabou de estrear na HBO e já tem dado o que falar. Com uma campanha de marketing extremamente forte e promessas de que a série será a nova “Game of Thrones” (obviamente, no sentido do fenômeno que GOT se tornou), a série já vinha atraindo admiradores antes mesmo de sua estreia.

A série estreou no dia 02 de Outubro e já conquistou um público considerável. Além do tema que é bem interessante, a série tem um elenco de fazer inveja a qualquer filme hollywoodiano. Afinal, qualquer produção com Anthony Hopkins e Ed Harris chamariam a atenção do público.

Contudo, o que nem todos sabem é que a nova série é baseada em um filme lançado em 1973 que foi escrito e dirigido por Michael Chrichton, famoso por escrever Jurassic Park.

Westworld de 1973 conta a história de dois amigos que vão passar uma temporada no parque de Delos, que simula períodos históricos de maneira extremamente verossímil utilizando androides cuja diferença dos humanos só era identificada pelas mãos.

O filme era estrelado por James Brolin (Pai do Josh Brolin), Richard Benjamin e Yul Brenner como o androide pistoleiro, em uma clara referência a Sete Homens e um Destino, já que até o figurino do ator se repete.

Diferente da série até aqui, o parque de Delos não conta só com o mundo do Velho Oeste, mas com duas outras áreas em períodos históricos diferentes, a Era Medieval e o Império Romano, bastando ao hóspede escolher em qual período ele gostaria de realizar suas fantasias.

Resultado de imagem para westworld

Como o título indica, os protagonistas optam pelo velho oeste, onde se encantam no primeiro dia com as possibilidades. Diferente da série, o filme é um pouco superficial quanto ao funcionamento dos androides, que aparentam funcionar com total autonomia, enquanto na obra da HBO estes parecem seguir roteiros prontos com narrativas determinadas. E talvez, seja esta autonomia que possa ter sido o estopim para a tragédia do filme e o “acidente” que aconteceu há 30 anos citado na série. Tornando-a mais uma espécie de continuação a lá Jurassic World do que um reboot.

Em Westworld de 1973, o pistoleiro androide vivido por Yul Brenner se desprende de qualquer limitação de seu sistema e começa uma chacina no parque deixando várias vítimas.

O filme tem um fim um tanto quanto abrupto e esta talvez tenha sido a razão do lançamento de sua obscura e pouco admirada continuação Futureworld em 1976.

Estrelado por Peter Fonda e Blythe Danner, o filme aborda as consequências da tragédia ocorrida em Delos no primeiro filme e a conspiração que as grandes corporações fazem para acobertar todo o ocorrido. Fonda e Danner interpretam dois jornalistas que rumam para o parque a fim de fazer uma reportagem sobre a mais nova área de Delos, a terra do futuro, e poderem documentar se as coisas estavam de fato nos conformes ou se havia algo de errado ali.

Futureworld não tem o mesmo apelo do seu antecessor, além de não ser um filme tão bom quanto o primeiro. Sem Crichton nos roteiros ou direção o filme segue uma trama cliché e enfadonha envolvendo uma grande conspiração da companhia para substituir pessoas importantes no mundo real por cópias perfeitas programadas para falar bem do parque e da empresa que o administra.

Por enquanto a série da HBO tem focado na área do velho oeste do parque, entretanto seria muito interessante ver as outras áreas sendo exploradas. Uma série com Velho Oeste, era Medieval e Império Romano não é uma receita feita para o fracasso.

Ainda não se sabe o quanto do filme será aproveitado para a série. Mas, para aqueles que ficaram curiosos com os primeiros episódios, visitar a Westworld de 1973 pode dar uma boa ideia das possibilidades e do que pode estar por vir na série.

Westworld está sendo exibida aos domingos na HBO.

Comments

comments

  • Luis Henrique Marcondes

    SPOILER ALERT!!!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    No último capítulo da primeira temporada da série da HBO já vimos um outro mundo além de Westworld.