Star Wars | As cinco maiores revelações de Empire’s End, novo livro da trilogia Aftermath

Aviso: Este artigo contém spoilers da trilogia Aftermath e do Universo Expandido de Star Wars

O último livro da trilogia Aftermath, Empire’s End, escrita por Chuck Wendig, já foi lançado nos Estados Unidos. Enquanto o livro termina uma fase no universo Star Wars, ele também representa um começo de diversas maneiras. O livro é recheado de referências a personagens e traz diversas informações sobre coisas que ainda não foram propriamente explicadas no filme, como o surgimento da Primeira Ordem.

Com mais um alerta de Spoilers, juntamos aqui as cinco maiores revelações do último livro da trilogia.

Waroo, o filho de Chewbacca

chewbacca-son-lumpawaroo

Em um dos primeiros capítulos de interlúdio, somos levados ao planeta Kashyyyk, onde Chewbacca ficou para ajudar a libertar o seu povo do que restou do império após os eventos do livro Life Debt. No entanto, Chewie não é a estrela do capítulo, mas sim Lumpawaroo.

Surgido no antigo universo expandido, agora Waroo é parte do novo cânone da saga. Resta saber se isso torna o especial de natal parte do novo cânone também.

Jar Jar o Palhaço

jar-jar-empires-end

Essa é uma revelação um tanto quanto triste e que fora revelada antes do lançamento do livro. Jar Jar Binks continua vivo, tendo sobrevivido a guerra galática, no entanto ele não tem mais o respeito que conquistara outrora.

Trabalhando como um palhaço de rua, a única pessoa que parece ter se importado com ele foi um garoto órfão chamado Mapo. Binks vive nas ruas de Naboo, exilado de sua terra natal, trabalhando como um palhaço.

O personagem conta que foi exilado de sua terra e que é execrado pelos humanos de Naboo por conta de seus erros cometidos.

Por conta disso, a teoria de que Jar Jar é um lorde sith ainda vai continuar circulando…

Fragmento de “Journal of the Whills”

obi-wan-kenobi-the-empire-strikes-back- 144169-fli 1378671413

Em Empire’s End, enquanto peregrinos tentavam levar Cristais Kyber para Chritophsis, um deles encontram um holograma que lia um trecho do Journal of the Whills e é um poema que termina com “A força une a todos nós de um certo ponto de vista.”

O que remete ao momento em que Obi-Wan Kenobi conta a Luke Skywalker sobre a Força, usando de termos semelhantes.

O Lado Cinza da Força

star-wars-rebels-bendu

Em um dos capítulos de interlúdio, quando o último peregrino sobrevivente chega à caverna onde se encontram os cristais kyber, ele acaba ficando preso. Este devoto da Igreja da Força, no que considera ser uma missão sagrada, sabe que chegou aos seus últimos momentos. Ele ouve novamente ao Holodisco, enquanto o discurso fala sobre os sabres de luz, os cristais e aqueles que construíram a estrela da morte (legado de Galen Erso se fazendo presente).

Enquando Addar, o jovem peregrino aceita o seu destino, ele ouve “Onde ele se juntará em breve à Força, todos saúdem ao lado da luz, o lado negro e o cinza.”

Sim, o lado cinza. Isso remete ao discurso do equilíbrio que tem sido muito abordado em Star Wars: Rebels. A ideia do equilíbrio tem sido um assunto recorrente no universo expandido. Inclusive, agora existe um personagem que reconhece que a Força não tem apenas dois lados, mas também uma intercessão onde a luz e a escuridão se encontram.

A ideia também remete a Bendu, de Star Wars: Rebels, que afirma não pertencer a nenhum dos dois lados, mas sim ser parte de cada um. No entanto, o termo cinza nunca havia sido usado para descrever.

Thrawn e a Primeira Ordem

Resultado de imagem para thrawn

O final do livro mostra o remanescente do Império fugindo do centro da Galáxia rumo a destinos desconhecidos. E de onde surgiu essa ideia?

“Palpatine tem um dos seus na frota que sabe algo sobre as regiões desconhecidas: Almirante Thrawn.”

Reintroduzido no ao cânone em Star Wars: Rebels, o Grão-Almirante Thrawn voltará em um novo livro que deve contar as suas origens escrito por Timothy Zahn, criador do personagem.

É também interessante saber que ele continua vivo após a trilogia clássica e que ele teve participação na criação da Primeira Ordem. Apesar de não ser mais cânone, é possível que algo semelhante à trilogia Thrawn possa ter acontecido neste novo cânone.

Aqui no Brasil, apenas o primeiro livro da trilogia Aftermath foi lançado. Com o título de Marcas da Guerra, o livro foi lançado pela Aleph. No momento, ainda não há informações sobre a chegada dos próximos.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *