Review | The Escapist 2

The Escapist, game desenvolvido pela Team 17, fez um certo barulho em seu lançamento. Com mecânicas inventivas e uma temática atrativa, o game conseguia ser imersivo, divertido e viciante. Não demorou para que o game ganhasse expansões e até uma versão baseada na série The Walking Dead.

Com o sucesso do primeiro, The Escapist 2 era quase uma certeza. Prometendo ser maior e melhor, o game trouxe novas mecânicas, uma nova história e diversas melhorias tanto gráficas quanto na jogabilidade.

The Escapist é uma franquia cujo objetivo do jogador é fugir de prisões. Para tanto, é preciso traçar planos tomando por base elementos das prisões como rotinas, pessoas, fragilidades e segredos existentes nos complexos. Ao longo da execução, o jogador deverá agir de modo discreto, mas sem perder as oportunidades que vão surgindo.

Um dos pontos mais interessantes do game são as possibilidades apresentadas em uma jogabilidade simplificada. O jogo possui elementos que costumam estar presentes em jogos mais robustos, como combinação de itens, que se adequam muito bem ao estilo apresentado.

O game é dividido por fases, sendo cada estágio uma nova prisão com novos elementos, rotinas e estéticas. Esta sistemática favorece bastante o fator casual, especialmente no Nintendo Switch (console usado para teste) que permite jogar em diversas ocasiões.

Além do desafio, The Escapist 2 é recheado de humor. Ao longo das “estadias” nas prisões, você vai se deparar com diversas situações engraçadas. Prepare-se para se deparar com situações absurdas e com planos mirabolantes. Contudo, o game também consegue trazer seus momentos de tensão, especialmente nas partes mais delicadas da execução dos planos de fuga.

Apesar de parecer simplista, o game consegue ser bem desafiador em certos momentos. Com diversos momentos mais complexos, o game exige raciocínio e precisão do jogador em diversas passagens. Deste modo, o fato de não possuir tradução para português pode prejudicar a experiência para alguns gamers.

Com desafios interessantes, humor e um design muito agradável, The Escapist 2 é uma sequência muito bem sucedida. Além de brilhar no modo on the go no Switch, o game consegue trazer uma experiência gratificante também como game de consoles. Mesclando estratégia, ação e RPG em um só game, The Escapist deve agradar a muitos, especialmente os fãs de Prison Break.

Essa review foi feita com uma cópia do game para Nintendo Switch cedida pela Team 17.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *