Review | The Escapist 2

The Escapist, game desenvolvido pela Team 17, fez um certo barulho em seu lançamento. Com mecânicas inventivas e uma temática atrativa, o game conseguia ser imersivo, divertido e viciante. Não demorou para que o game ganhasse expansões e até uma versão baseada na série The Walking Dead.

Com o sucesso do primeiro, The Escapist 2 era quase uma certeza. Prometendo ser maior e melhor, o game trouxe novas mecânicas, uma nova história e diversas melhorias tanto gráficas quanto na jogabilidade.

The Escapist é uma franquia cujo objetivo do jogador é fugir de prisões. Para tanto, é preciso traçar planos tomando por base elementos das prisões como rotinas, pessoas, fragilidades e segredos existentes nos complexos. Ao longo da execução, o jogador deverá agir de modo discreto, mas sem perder as oportunidades que vão surgindo.

Um dos pontos mais interessantes do game são as possibilidades apresentadas em uma jogabilidade simplificada. O jogo possui elementos que costumam estar presentes em jogos mais robustos, como combinação de itens, que se adequam muito bem ao estilo apresentado.

O game é dividido por fases, sendo cada estágio uma nova prisão com novos elementos, rotinas e estéticas. Esta sistemática favorece bastante o fator casual, especialmente no Nintendo Switch (console usado para teste) que permite jogar em diversas ocasiões.

Além do desafio, The Escapist 2 é recheado de humor. Ao longo das “estadias” nas prisões, você vai se deparar com diversas situações engraçadas. Prepare-se para se deparar com situações absurdas e com planos mirabolantes. Contudo, o game também consegue trazer seus momentos de tensão, especialmente nas partes mais delicadas da execução dos planos de fuga.

Apesar de parecer simplista, o game consegue ser bem desafiador em certos momentos. Com diversos momentos mais complexos, o game exige raciocínio e precisão do jogador em diversas passagens. Deste modo, o fato de não possuir tradução para português pode prejudicar a experiência para alguns gamers.

Com desafios interessantes, humor e um design muito agradável, The Escapist 2 é uma sequência muito bem sucedida. Além de brilhar no modo on the go no Switch, o game consegue trazer uma experiência gratificante também como game de consoles. Mesclando estratégia, ação e RPG em um só game, The Escapist deve agradar a muitos, especialmente os fãs de Prison Break.

Essa review foi feita com uma cópia do game para Nintendo Switch cedida pela Team 17.

Comments

comments