Review | Star Wars: Battlefront 2

Star Wars: Battlefront 2 é uma das melhores experiências para fãs de Star Wars no ano.

Poucas franquias tem um fandom tão apaixonado quanto Star Wars. Com mais de três décadas de histórias, o universo é um dos mais ricos da cultura pop. Tendo seu primeiro longa lançado em 1977, a franquia segue conquistando pessoas de diferentes gerações a cada ano.

Após a compra da Lucasfilm pela Disney muitas coisas mudaram. O antigo universo expandido foi “cancelado” e a Disney segue construindo algo novo, tanto no cinema como em outras mídias. Assim, tivemos o nascimento da terceira trilogia de Star Wars, que se passa 30 anos após os eventos do Retorno de Jedi. Com este espaço temporal, ainda existe muita coisa para ser contada até o início dos eventos da nova trilogia. Por conta disto, qualquer obra passada neste período torna-se alvo máximo de curiosidade dos fãs. E este é um dos maiores atrativos em Star Wars: Battlefront 2.

Diferente do Battlefront 1, lançado em 2015, a sequência conta com um modo campanha que conta uma história inteiramente nova. A falta de uma campanha single player foi um dos maiores motivos de Battlefront não ter sido tão bem sucedido. É muito interessante encarnar personagens em combates ambientados no universo de Star Wars, mas a franquia é feita de histórias. E desta vez, a sequência acertou em cheio.

O game conta a história de Iden Versio, agente do Império e líder do Esquadrão Inferno. Os eventos tem início logo após o final de O Retorno de Jedi. E assim, podemos presenciar diversos momentos que apenas viviam em nosso imaginário.

O mais interessante na narrativa é a possibilidade de enxergar a guerra por outros ângulos, algo que também foi visto em Rogue One. A história nos mostra um lado mais visceral da guerra pela galáxia e enriquece ainda mais o universo visto nos filmes.

Obviamente, o game faz o seu devido fan service e nos permite revisitar lugares icônicos, bem como jogar com personagens célebres. Cada um tem seu momento durante a campanha single player. O trio principal da saga, Luke, Leia e Han estão presentes e rendem momentos extremamente gratificantes. Poder rever a Princesa Leia em algo novo é emocionante. Ainda que saibamos que não fora interpretada pela saudosa Carrie Fisher, a semelhança física do personagem, que pode ficar estranha em alguns momentos, resgata a presença da atriz de maneira competente.

(Por se tratar de uma história tão interessante e relevante no game, não entraremos em spoilers. Mas deixamos claro que a campanha de Battlefront 2 é uma das melhores experiências dos novo universo expandido da franquia.)

Contudo, o game não vive apenas da campanha single player. Assim como seu antecessor, o foco real do game está no multiplayer. Contando com diversos cenários e personagens, o game consegue expandir ainda mais o que foi visto no game anterior.

Com gráficos refinados e belíssimos e uma jogabilidade bem trabalhada, jogar Battlefront 2 torna-se uma experiência extremamente agradável. As batalhas são absolutamente épicas, e as opções são bem diversificadas.

Mas nem tudo são flores na sistemática do jogo. Sabendo da paixão que os fãs possuem por este universo, a EA usou de escolhas duvidosas para ampliar os seus lucros. As polêmicas microtransações acabaram por macular um pouco da imagem do game e do trabalho muito bem feito pela equipe. É uma pena que uma obra como essa acaba sendo prejudicada por opções mercadológicas.

Sabendo que Star Wars é objeto de tamanha paixão, a EA se mostrou gananciosa ao tentar converter essa paixão em lucro. A polêmica continua e as transações já foram suspensas. Resta saber quais serão os próximos passos da empresa em relação a isso, e torcemos para que seja algo que só aprimore a experiência do game.

 

Conclusão

Star Wars: Battlefront 2 é um game obrigatório para qualquer fã da franquia. Com gráficos impressionantes, uma história incrível que expande o universo (Talvez até mais do que possamos imaginar) e um multiplayer divertidíssimo, o game traz uma experiência memorável. Explorar os cenários do game, que cobre as três trilogias, é uma experiência valiosíssima. Uma pena que a campanha seja tão curta.

Acompanhar a história de Iden Versio no período pós-Batalha de Endor foi uma das experiência mais gratificantes que tive jogando este ano. Um novo capítulo da campanha será lançado em Dezembro, e a esperança é de que a EA e DICE continuem lançando coisas novas tanto para o Single quanto para o Multiplayer.

Star Wars: Battlefront 2 está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Comments

comments