Review | Sherlock 4×01 – The Six Thatchers

Há muito tempo os fãs aguardam a quarta temporada de Sherlock. Depois de mais de dois anos de hiato, com apenas um especial de natal para matar a saudade, uma nova temporada da série já parecia um sonho distante.

Sherlock é daquelas séries que além de muito benquistas, possui um alto nível de exigência por parte dos fãs. O que faz todo o sentido, já que cada temporada é composta de apenas 3 episódios.

Ao longo das três temporadas, a série sempre manteve um nível alto em seus episódios e o destaque que possui é totalmente merecido. A cada temporada os fãs exigem mais da série, e esta costuma entregar. Então, não é surpresa dizer que muito se espera dessa quarta temporada, que teve sua estreia em 01 de Janeiro. Mas, infelizmente, o primeiro episódio não deixou a melhor das impressões.

Resultado de imagem para the six napoleons

The Six Thatchers, livremente baseado no conto The Six Napoleons em que roubos recorrentes destroem bustos de Napoleão Bonaparte atrás de uma rara pérola negra. No episódio em questão, os bustos de Maragaret Thatcher, ex-Primeira Ministra do Reino Unido.

O episódio começa de maneira bem humorada, algo que é característico em Sherlock, entretanto as piadas começam a se tornar excessivas no decorrer da trama, algo que começa até a incomodar. Felizmente, as piadas vão dando lugar ao desenvolvimento do mistério do episódio, que também vai se tornando uma decepção com seu desenrolar.

Não vamos  dar spoilers, mas precisamos ressaltar que a série sempre foi sobre Sherlock e Watson, a química entre os atores e a dinâmica entre os personagens que fizeram Sherlock ser o que é. Portanto, a presença de um “terceiro elemento” na equipe muitas vezes acabam quebrando a dinâmica que se formou ao longo das três últimas temporadas. E, aparentemente, isso era algo que até os roteiristas tinham consciência.

Com referências ao caso original, The Six Thatcher segue sua própria linha narrativa focando em um núcleo que não é o preferido de boa parte dos fãs da série, o que por si só já pode ser um pouco decepcionante para quem esperou anos pelo retorno da série. Mas, como se não bastasse, o episódio é arrastado, o mistério é desinteressante e a solução do caso no final sequer soa surpreendente, não por ser previsível, mas porque simplesmente não nos importamos o suficiente.

Como diria Lulu Santos, “Não vou dizer que foi ruim, também não foi tão bom assim.”

The Six Thcatchers tem momentos interessantes, boas cenas de ação, avança com trama (apesar de não ser a trama que queiramos ver avançar) e diverte com o humor característico da série, mas, é provável que este episódio tenha sido a solução para que a dinâmica das temporadas anteriores volte à série. infelizmente, o custo foi alto por se tratar de uma temporada com apenas três episódios. Mas, Sherlock ainda tem potencial para trazer uma excelente quarta temporada. Porém, precisará se dedicar mais nos próximos episódios.

Resultado de imagem para three stars

Sherlock volta no dia 08 de Janeiro com o seu segundo episódio,  The Lying Detective.