Review | Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Não restam dúvidas de que 2016 foi o ano de Pokémon. Com o lançamento de Pokémon Go, a franquia voltou ao status de fenômeno absoluto alcançando todos os públicos. Além do lançamento do jogo mobile, a franquia também prometia lançar seu jogo da linha principal mais revolucionários até aqui, Pokémon Sun & Moon. Assim, em 18 de Novembro, a Game Freak, em conjunto com a Nintendo lançou o game. E este realmente revolucionou a franquia, contudo não necessariamente para melhor.

Agora, um ano após o lançamento de Sun & Moon, a Nintendo lança Pokémon Ultra Sun & Moon, novos títulos da franquia. Os games ainda se passam em Alola, região apresentada nos games anteriores, mas a promessa é de uma história nova e uma experiência superior.

Entretanto, este não é necessariamente o caso. Em quase todos os aspectos, Ultra Sun & Moon é o mesmo jogo de Sun & Moon. Para aqueles que acreditavam que este jogo representaria uma correção dos erros do título anterior, ou uma experiência diferente, as notícias não são boas. Os jogos são essencialmente iguais.

Por conta disso, muitas coisas que pontuamos na Review de Pokémon Sun & Moon permanecem inalteradas. Deste modo, deixamos ela linkada como complemento para evitar repetições.

Para aqueles que esperavam uma espécie de continuação nos moldes de Pokémon Black & White 2, a decepção será iminente. Ultra Sun & Moon se assemelha muito mais a versões como Crystal e Emmerald, trazendo essencialmente a mesma campanha com algumas novidades. Deste modo, as mudanças que incomodaram tanto alguns jogadores continuam no game.

Pokémon Sun & Moon, além de uma belíssima evolução gráfica e em sua jogabilidade trouxe diversas mudanças polêmicas. Os ginásios foram extintos para dar lugar aos pífios e pouco criativos Trials, a jornada se tornou muito mais mecânica, com a sua Pokédex te indicando a todo momento para onde ir e os diálogos enfadonhos e cenas excessivas estão presentes ao longo de todo jogo. Sun & Moon não escondia sua pretenção de ser um game story driven, contudo a história, apesar de legal, nunca foi boa o suficiente para justificar o excesso de cenas e diálogos a ponto de tornar o jogo maçante.

Características polêmicas como as citadas continuam presentes em Ultra Sun & Moon. Os ginásios continuam extintos, exceto por uma “referência, e a jornada continua tão mecânica quanto o game anterior. Contudo, a história ganhou alguns adicionais que a tornam um pouco mais interessante, porém ainda não há equilíbrio entre jogo e cenas.

As formas Alola, que geraram certa polêmica no passado mas acabaram agradando o parte do público, não ganharam adições relevantes. No entanto, o jogo conta com novos pokémon que devem agradar aqueles que anseiam por novas criaturas.

Dando continuidade ao resgate de suas origens, Pokémon Ultra Sun & Moon também retorna com a Equipe Rocket. Desta vez, a equipe tem algumas mudanças, mas deve aquecer os corações daqueles saudosos dos velhos tempos. O ginásio kantoniano também é um elemento que deve agradar aqueles nostálgicos. Entretanto, as referências à Kanto, parecem apenas uma forma de confortar aqueles que acompanharam a franquia por décadas. A série de jogos já não parece a mesma desde o lançamento desta geração.

O grande trunfo de Pokémon Ultra Sun & Moon reside em seu modo competitivo. Sem problemas como storytelling entruncado com a jogabilidade, o combate flui melhor que nunca. Com gráficos mais refinados e animações interessantes, este é a versão definitiva para se batalhar.

Apesar de custar o preço cheio de um lançamento e da massiva campanha de marketing, Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon é só uma versão melhorada de seu jogo anterior. Os jogadores que jogaram Sun & Moon e não gostaram das novidades, terão problemas em encarar a versão Ultra. Já os que não conheceram a geração de Alola ainda, fariam melhor em ignorar Sun & Moon e começar já pelo Ultra.

A sensação durante todo o jogo é de potencial desperdiçado. O jogo poderia ter sido muito melhor aproveitado com uma história nova, dando continuidade a tudo de bom que foi apresentado no game anterior. Contudo, a Nintendo e Game Freak optaram por apenas relançar o seu game anterior com apenas alguns retoques. Uma despedida amarga do nintendo 3DS, principalmente por ficar notório como este poderia ter sido o melhor Pokémon de todos.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon está para Sun & Moon assim como versões Ultras de Street Fighter, ou GOTY de outros jogos. Apenas o mesmo jogo com alguns detalhes a mais. Só nos resta aguardar o que o futuro reserva para a futura versão do Nintendo Switch.

Pokémon Ultra Sun & Moon foi lançado no dia 17 de Novembro para o Nintendo 3DS.

Comments

comments