Resenha | O Problema dos Três Corpos – Cixin Liu

A ficção científica é um dos gêneros mais apaixonantes da literatura. Há séculos o gênero vem enriquecendo nossa imaginação, trazendo reflexões, críticas e conceitos nunca antes vistos. É um segmento que não traz só o entretenimento, mas o questionamento e consequentemente o auto-conhecimento.

Dentre os ícones do gênero estão escritores como Arthur C. Clarke (Encontro com Rama, 2001, Fim da Infância), Isaac Asimov (Fundação, Eu Robô), Philip K. Dick (Homem do Castelo Alto, Andróides sonham com Ovelhas Elétricas) e muitos outros. Dentre esses escritores, podemos notar que os maiores nomes do gênero vêm do ocidente. O que não quer dizer que a ficção científica seja algo que pertença somente ao lado de cá.

Com isso em mente, a Suma de Letras lançou o livro O Problema dos Três Corpos, escrito por Cixin Liu, que traz uma visão do gênero que é ao mesmo tempo familiar e diferente de tudo que já vimos.

Passada nos anos 60, enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.

O título do livro refere-se ao estudo do movimento de três corpos de massas arbitrárias, em movimento por ação exclusiva da força de atração Newtoniana entre cada par de corpos. Este problema surge naturalmente no estudo do movimento dos planetas.

Resultado de imagem para three body problem

O  livro é repleto de conceitos de física, astronomia e matemática. A princípio, fiquei um pouco perdida, mas, indo em frente com a Física do Ensino Médio, concluí que as partes científicas do texto não impediam que eu acompanhasse a história. Portanto, não desanimem. Afinal, é um livro de ficção científica e não um livro técnico.
A história se passa toda na China, começando em 1967 com a morte do professor Ye Zhetai durante uma sessão de tortura durante a Revolução Cultural.

Resultado de imagem para three body problem

É notório que Cixin Liu cresceu em um contexto bem diferente e isso fica ainda mais evidente em seu livro, o que só o torna mais fascinante.

O Problema de Três Corpos promete agradar muito os fãs da ficção científica “hardcore” trazendo diversos conceitos físicos e matemáticos, sem nunca subestimar o leitor. O autor faz um excelente trabalho amarrando conceitos reais à sua história. O livro é obrigatório não só para os fãs da ficção científica como também para os amantes da física.

Os personagens são extremamente cativantes, e o leitos vai se apegando cada vez mais ao longo do livro. Com personagens femininos fortes e uma ambientação fora do nosso comum, O Problema de Três Corpos nos apresenta um mundo novo, que tem um grande potencial para suas continuações.

O livro é parte de uma trilogia chamada Lembranças do passado da terra. Este foi apenas o primeiro volume e já existem mais dois a caminho, que com certeza buscaremos.

Recheado de críticas sociais, conceitos científicos reais, elementos fantásticos e uma aula sobre a cultura chinesa, O Problema de Três Corpos é uma novidade que vai muito além da ficção científica, mas também no ramo do entretenimento como um todo.

Resultado de imagem para three body problem

Recentemente, adaptado para um filme na China e tem seu lançamento previsto para o ano de 2017. E não deve demorar até que Hollywood queira fazer a sua própria versão.

Garantimos que o Problema dos Três Corpos será uma das ficções científicas mais inovadoras que você terá lido nos últimos anos.

Resultado de imagem para 5 stars

Dados Técnicos:

  • Paginas: 320
  • Titulo: O Problema Dos Três Corpos
  • Editora: Suma de Letras
  • Idioma: Português
  • Autor: Cixin Liu

O livro se encontra a venda no Amazon e nas demais livrarias.

Comments

comments