Resenha | Gigantes Adormecidos – Sylvain Neuvel

Gigantes Adormecidos, da autora Sylvian Neuvel, é o primeiro volume da trilogia Os Arquivos de Têmis (Themis Files) – o segundo volume, Deuses Renascidos, foi publicado esse ano. Lançado no Brasil pela editora Suma Letras, a obra de 328 páginas apresenta os mistérios, que intrigam cientistas e antropólogos, por trás de uma das maiores descobertas da humanidade.


Sinopse:

Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro.

Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada.

Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana.

Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.


Resenha:

A obra é escrita em formato de diário de campo, composto por vários relatórios e entrevistas, que trás para a trama doses de realidade e autenticidade. Pela peculiaridade da narrativa, a leitura se torna ainda para mais dinâmica e misteriosa, o que potencializa o envolvimento dos leitores.

O livro se inicia com a Dra. Rose Franklin sendo entrevistada para participar de uma pesquisa sobre um artefato encontrado anos atrás, que mesmo sendo estudado pelo exercito na época, não apresentou nenhum resultado conclusivo. Os estudos são retomados, sob a liderança de um homem misterioso e que possui mais poder que o próprio presidente, e apontam para o espaço – onde civilizações mais avançadas que a nossa nos esperam para serem descobertas.

Na medida em que novos artefatos começam a ser encontrados e o exercito dos Estados Unidos continuam sua ofensiva em terras estrangeiras em buscas misteriosas e a 3ª Guerra Mundial se apresenta como uma alternativa mais crível que nunca, a pesquisa é vazada e os olhos do mundo se voltam para a Dra. Rose e sua equipe. O que leva ao inicio de uma nova corrida especial pelo controle da máquina de “Guerra”.

Com intrigas, reviravoltas, ação e muitos mistérios Gigantes Adormecidos surge para trazer frescor a ficção científica, tendo grandes chances de se tornar para a literatura, o que o Alien significou para o cinema.

Comments

comments