Resenha | Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

Invocação do Mal é uma das franquias de filmes de terror mais bem sucedidas da atualidade. Revitalizando um gênero que por muito tempo esteve desgastado, os filmes não só despertaram o interesse de um novo público no gênero de terror como em duas pessoas: Ed e Lorraine Warren, os demonologistas que protagonizam as adaptações.

Obviamente, Hollywood tende a enfeitar muita coisa, romantizar outras e transformar tudo em um grande espetáculo. Mas o trabalho do casal nunca teve este glamour que os fãs tendem a imaginar. E, para conhecer melhor, o legado deste casal, a Darkside Books trouxe Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, livro que conta histórias, traz entrevistas e diversas outras informações sobre a vida e o legado do casal.

Resultado de imagem para ed lorraine warren movie

Primeiramente, o mais interessante do livro é saber que os casos mais famosos da dupla estão presentes e nas versões reais. Casos como o de Amityville ou de Enfield são contados pelos próprios Warren ou por pessoas que os conheceram, além de trazerem muito mais detalhes sobre o cotidiano e a intimidade do casal.

Resultado de imagem para ed lorraine warren

O livro é um excelente documentário, com fotos, transcrições de gravações feitas por Ed em casos tenebrosos, além de depoimentos de quem os conheceu.

Diferente dos filmes, aqui nada é “baseado em fatos reais”, mas sim relatos de fatos reais, o que torna a coisa toda mais assustadora, e ter isso em mente enquanto se lê sobre aparições e possessões tornam este livro mais assustador do que muitos livros que já li.

Resultado de imagem para annabelle

O livro também conta o caso real da boneca Annabelle, que também ganhou um filme (muito inferior aos dois Invocação do Mal). Aqui no livro, o caso da boneca é absolutamente mais interessante e assustador do que o filme, que acaba por ser um terror genérico. Aqui é A VERDADE!

Este formato “documentário” pode afastar algumas pessoas acreditando que torne o livro enfadonho. No entanto, o caso aqui é justamente o contrário. O dinamismo dos relatos e dos diferentes assuntos abordados, faz com que o livro pareça muito mais uma antologia de pequenas histórias do que um documentários simplesmente explicando fatos.

O livro é envolvente e Ed e Lorraine são figuras extremamente cativantes. O livro é uma excelente homenagem ao legado destes heróis.

O acabamento do livro é um espetáculo à parte, o que por se tratar da Darkside já não é novidade alguma. Este é daqueles livros que após a leitura dá gosto colocá-los bem expostos na estante.

Então, é bom separar sua água benta, seu crucifixo, porque Ed & Lorraine Warren: Demonologistas é uma excelente pedida para quem quer conhecer mais sobre o legado deste casal que dedicou sua vida a afastar o mal da vida das pessoas.

Resultado de imagem para five stars

Comments

comments