Quem morrerá em Vingadores: Guerra Infinita?

O primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita chegou e causou o impacto que já se esperava. Agora, com a poeira já baixando, começam (ou voltam) algumas especulações a respeito do filme. Uma delas é: quem vai morrer? (Afinal, não há dúvida de que alguém vai).

Guerra Infinita será a primeira parte da história que encerrará o ciclo do Universo Cinematográfico Marvel como o conhecemos. Isso significa que o fim virá também para alguns dos super-heróis originais que crescemos acompanhando ao longo dos anos. A questão é como suas histórias irão acabar.

Eles morrerão em uma batalha com Thanos em Guerra Infinita ou em Vingadores 4? Será que eles simplesmente se aposentarão e ficarão controlando/treinando os outros super-heróis, como Homem-Aranha, Pantera Negra e a Capitã Marvel, e deixar para estes a missão de salvar o planeta de ameaças catastróficas? Muito improvável que seja a segunda opção, especialmente quando isso envolve atores/atrizes consagrados, que custam caro e que certamente terão propostas para outras produções.

Não há nada confirmado por enquanto, então o que nos resta é a especulação baseada em tudo que tivemos até agora e nas tendências. Então, vamos especular!


Antes de mergulhar em hipóteses sobre quem pode morrer, devemos abordar quem não vai morrer. Os Guardiões da Galáxia, Homem-Aranha, Pantera Negra e Doutor Estranho não vão a lugar nenhum. Ao lado da Capitã Marvel, eles atuarão como uma ponte entre a era atual do UCM e o que está por vir.

É quase certo que o Pantera ganhará uma sequência, e o mesmo pode se dizer da Capitã Marvel. Tudo dependerá da recepção dos primeiros filmes solo dos mesmos, que dificilmente floparão de acordo com o hype. Um terceiro filme dos Guardiões da Galáxia foi anunciado e, enquanto uma sequência para Doutor Estranho ainda não foi anunciada, com suas aparições nos recentes filmes da Marvel, é quase certo que o estúdio irá encomendar o filme.

Cada um desses personagens tem um futuro além de Guerra e Infinita e Vingadores 4, o que significa que podemos ficar tranquilos sabendo que caso nos apeguemos demais a T’Challa ou a Carol Danvers, não teremos que assisti-los morrer em nenhum dos próximos filmes da equipe. Além destes, é certeza que não veremos o Capitão América e o Homem de Ferro morrer nesse terceiro filme da equipe, afinal seus contratos já foram renovados e já vimos algumas cenas de bastidores que os mostram em ação no quarto filme. Nada impede que eles nos deixem nesse quarto, no entanto.

De todos os personagens configurados para aparecer em Guerra Infinita – e há abundância deles – podemos prever com confiança que o Visão não vai sair vivo.

Apesar da foto que o ator Paul Bettany twittou no início deste ano que seria no set de Vingadores 4, em que o personagem pode ser visto de óculos esportivos e, mais importante, com uma das Joias do Infinito (Mente) em sua testa, o trailer diz algo diferente. Isso nos leva a acreditar que a cena abaixo, se é que a veremos em Vingadores 4, aparecerá como um flashback.

Guerra Infinita é sobre a viagem de Thanos à Terra para reunir as Joias do Infinito. Sabemos que ele vai para Wakanda, lar do Pantera Negra, onde uma Pedra Infinita pode estar, e também sabemos que os Filhos de Thanos, um grupo de seres letais que acompanha o Titã Louco em suas missões, conseguem atacar Visão, no que parece ser uma tentativa de retirar na marra a Joia da Mente de sua testa.

Por mais que o futuro do personagem no UCM termine em Vingadores 4, seu relacionamento em desenvolvimento com a Feiticeira Escarlate adiciona um aspecto do drama emocional que a Marvel vai querer aprimorar. É mais provável que Wanda tenha que lidar com a perda de Visão, levando esse sofrimento e raiva a Vingadores 4.

Se você não assistiu Thor: Ragnarok este parágrafo pode conter SPOILERS!

Ao fim de Thor: Ragnarok, nós vemos que Loki está mantendo o controle do Tesseract, tornando-o um alvo fácil. Já com três filmes solo de Thor no currículo, além dos dois primeiros filmes dos Vingadores, o personagem de Tom Hiddleston estabeleceu uma influência esmagadora no UCM, mas sua presença na tela vem diminuindo há algum tempo. Houve relatos no início deste ano que Loki apareceria em uma sequência de flashback em Vingadores 4, mas não há mais detalhes sobre seu personagem estar ativamente envolvido no filme.

O momento da morte de Loki, enquanto iminente, ainda está no ar. Ele é um personagem tão amado que faz sentido ter Loki aparecendo no 4º filme da equipe, mas sua morte em Guerra Infinita aumentaria as participação de todos os envolvidos e amarraria/concluiria o desenvolvimento do personagem que vimos em Thor: Ragnarok.

O time dos Guardiões da Galáxia é grande, com diversos personagens diferentes. Não faz sentido que a Marvel traga todos os Guardiões, incluindo personagens como Mantis, para a Guerra Infinita e que sobrevivam o tempo suficiente para reaparecer em sua sequência.

Não será Groot; ele tecnicamente já morreu uma vez e matá-lo novamente parece redundante ou desnecessariamente cruel. Podemos assumir que nenhum dos cinco Guardiões originais morrerá. Afinal, um terceiro filme da equipe está a caminho. Nebula, no entanto, faz todo o sentido.

Talvez ela morra enquanto protege sua irmã, Gamora, trazendo seu arco emocional ao fim. Também dá a Gamora algo para lutar em Vingadores 4 (seguindo a mesma lógica da Feiticeira Escarlate). Nebula morrendo em Guerra Infinita daria à personagem uma saída memorável da franquia e ajudaria a pavimentar uma história melhor para o próximo filme. Chances da Nebula morrer? Muito provável.

A morte não é o fim do mundo para personagens de quadrinhos e a Marvel sempre pode trazer um personagem de volta à vida após os dois próximos filmes. Como? Bem, existem as superpoderosas Joias do Infinito. Além disso, o Senhor das Estrelas é meio Celestial e Doutor Estranho tem a capacidade de reverter e redefinir o tempo, e podemos acreditar que esses serão fatores decisivos em Guerra Infinita. Talvez já tenhamos visto os efeitos da manipulação de tempo de Strange no trailer.

É difícil prever o que acontecerá e a quem, o que significa que podemos estar inteiramente certos quando a Guerra Infinita for lançada ou absolutamente errados. Kevin Feige, da Marvel Studios, disse à Vanity Fair que Vingadores 4 “trará coisas que nunca vimos em filmes de super-heróis: um final“, mas é muito improvável que eles guardem todas mortes para a última parte dessa história. Portanto, deveremos começar a ver os heróis morrerem em Vingadores: Guerra Infinita; teremos, entretanto, que esperar para ver quem serão esses personagens.

Em quem você aposta?

Comments

comments