Pokémon | Nintendo e sua insistência em não entregar o que o público quer

Ontem foi anunciado que hoje (06) a Nintendo faria um grande anúncio relacionado a franquia pokémon nos vídeo-games, o que gerou um hype imenso com as expectativas de um jogo de pokémon para Switch nos mesmos moldes que fizeram história nos portáteis da Big N, além de um anúncio de um remake de Pokémon Diamond & Pearl, geração muito benquista pelos fãs.

Se você era um destes fãs que aguardavam algum desses jogos com muita expectativa, o anúncio não deve ter sido nem um pouco agradável. Mais uma vez, a Nintendo entrega algo totalmente diferente do que se espera, mostrando que segue os próprios planos sem nunca levar em conta o que o público quer.

Queremos deixar claro que não estamos criticando os jogos anunciados, principalmente porque sequer o jogamos ainda. O ponto vai para o anúncio que conseguiu destruir toda e qualquer expectativa do público. Dito isso, vamos aos pontos.

Desde o anúncio do Nintendo Switch e da revelação de sua função portátil, os fãs da Nintendo se perguntam se finalmente chegou a hora de termos um game de Pokémon para console a altura dos que são feitos para os portáteis, e a resposta para essa pergunta parecia bem óbvia. Junto a isso, vieram todos os rumores de Pokémon Stars, que seria uma versão de Pokémon Sun & Moon para os consoles. Contudo, o grande anúncio de Pokémon para o Nintendo Switch era um port/remake/continuação (não ficou claro, apesar das comparações à versão do Wii U como se fosse um port) de Pokkén Torunament, jogo de luta da franquia.

O jogo pode não ser ruim. Pokkén tournament é um jogo bacana para o Wii U, e provavelmente será no Switch, especialmente com as suas funções multiplayers. Contudo, ao quebrar a expectativa de um RPG de pokémon como se esperava, o anúncio foi recebido com um sabor agridoce.

Logo após o anúncio do game, é exibido um comercial que demonstra todas as funcionalidades multiplayers do Switch em ação com o jogo. Em meio ao comercial, duas crianças recebem jogos de 3DS, que viria a ser o próximo anúncio do dia, e também outra decepção para muitos.

Enquanto muitos aguardavam um remake de Sinnoh, região de Diamond & Pearl, seguindo o padrão que a Nintendo estabeleceu, foi anunciado Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon sem muitos detalhes. De acordo com a Nintendo, o jogo contará uma nova história no universo apresentado no último game mas com novas funcionalidades.

Concorde ou não, Pokémon Sun & Moon é um jogo controverso, com fãs que o amam e fãs que o odeiam, contudo o seu sucesso em vendas foi inegável. O game bateu recorde atrás de recordes, e apesar de ter seus defeitos, é o game de pokémon mais bem trabalho em seus gráfico, o que só aumentava a expectativa por um remake, ou game inteiramente novo.

No entanto, teremos uma “versão melhorada” de Pokémon Sun & Moon. O que repetimos, não é necessariamente ruim, só não é o que esperávamos. Se este game fosse anunciado para o Switch, a recepção poderia ter sido bem diferente.

E, para finalizar, como se a própria Nintendo soubesse que tudo aquilo seria difícil para os fãs engolirem, eles anunciam que Pokémon Gold & Silver chegarão ao virtual console do 3DS. Enfim uma boa e aguardada notícia.

Esse anúncio só serviu para nos mostrar o quão pouco a Nintendo segue a própria agenda sem levar em consideração a opinião dos fãs. Obviamente, esse texto pode ser interpretado como um fã fazendo mimimi por não ter recebido o que esperava no anúncio, mas esta é uma situação que tende a se repetir vezes demais para passar despercebida. Em um anúncio onde todas as expectativas foram frustradas, não se pode fugir da reflexão.

Não precisa se esforçar muito para lembrar de inúmeros casos em que toda a base de fãs da Nintendo clamavam por algo e a empresa seguia uma direção inteiramente diferente. Vide os pedidos por Kanto em Pokémon Sun & Moon e, apesar do jogo fazer mil referências à região, ficou apenas nisso.

É possível que Ultra Sun & Ultra Moon seja uma tentativa de resgatar o que foi perdido na franquia em Sun & Moon, e isso não é nem de longe algo ruim. No entanto, a tentativa poderia ser melhor recebida no Switch, console que carece de jogos, e apesar de seu enorme potencial ainda tem uma biblioteca muito aquém da que merece. Essa repaginação no 3DS soa mais como uma oportunidade perdida.

Com jogos que podem ser bons, mas que nenhum era o que o público esperava, a Nintendo mais uma vez mostrou que vai continuar seguindo seus planos, ainda que estes o levem para a glória ou para a ruína. Nós, gamers, só nos resta aceitar e comprar, ou não, porque pedir e reclamar é mais do que inútil.

Confira a nossa review de Pokémon Sun & Moon.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *