Lista | 8 casos de morte e ressurreição na Cultura Pop

É Páscoa!

Segundo o cristianismo, Jesus Cristo morreu crucificado na Sexta-feira e ressuscitou no Domingo para salvar a humanidade de seus pecados.

Sendo cristão ou não, quem é consumidor de cultura pop em geral, já viu essa história algumas vezes.

Fizemos uma pequena lista com algumas das mortes e ressurreições (ou quase posso) mais famosas dos mais diversos universos fictícios.

1 – Arrow

Começamos com Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Em sua série de TV, o arqueiro havia sido dado como morto por 5 anos e anunciado como ‘de volta do mundo dos mortos’ quando retornou à sua cidade natal. Porém, acabou morrendo de fato no episódio 9 da terceira temporada. Mas é claro que o protagonista da série não poderia sair de cena assim. Dessa forma, ele acabou sendo salvo por amigos antes que seu coração parasse de bater.

O recurso de voltar dos mortos ainda seria usado (até demais) ao longo da série. Thea Queen, irmã de Oliver, e Sarah ​Lance, que havia sido a Canário Negra e depois de ressuscitar passou a ser a Canário Branca (Gandalf curtiu isso), também morreram e voltaram à vida graças ao Poço de Lázaro.

2 – Robocop

O policial Alex J. Murphy morreu em um violento confronto contra criminosos. Dessa forma, a empresa OCP, que havia conseguido o direito de conduzir as forças policiais após estas terem sido privatizadas, revive a consciência do policial e a mescla com um corpo mecânico, criando o primeiro ciborgue que seria utilizado pela empresa no combate ao crime.

Nesse caso, não é exatamente uma ressurreição propriamente dita, mas Murphy está lá, sua consciência havia sido desligada e voltou a funcionar em ‘outro corpo’.

3 – Capitão América

Ao fim da Guerra Civil nos quadrinhos, Steve Rogers foi morto enquanto era conduzido para ser julgado no tribunal. Algum tempo depois descobriu-se que o responsável por sua morte foi sua ex namorada, Sharon Carter, que estava sendo controlada pelo Caveira Vermelha.

Enquanto Bucky Barnes assumiu o escudo do Capitão América, Steve vagava pelo vórtice temporal, numa história tão louca quanto difícil de se explicar em termos leigos.

O fato é que o próprio Caveira traz Steve de volta desejando usar seu corpo pra se tornar o próprio Capitão, em um plano digno de cientista maluco. Plano esse que deu errado e trouxe Steve ‘de volta à vida’.

4 – Kuririn (e outros personagens de Dragon Ball)

Quando se pensa em personagens que morreram e voltaram na Cultura Pop, um dos primeiros que vêm à mente é Kuririn. Afinal, suas mortes acabam virando alvo de memes e piadas na internet. No entanto, suas mortes e ressurreições são importantes para a saga como um todo. Sem uma delas, por exemplo, não teríamos a transformação de Goku em Super Sayajin.

Entretanto, Kuririn não é o único personagem da saga a passar por essa situação. Quase todos os principais já passaram pro mundo dos mortos e voltaram. O próprio Goku já fez isso.

Há até uma lista de todas as vezes que um personagem de Dragon Ball morreu.

5 – Darth Vader

Aqui temos um caso um tanto complexo. Muitos diriam que Darth Vader sequer morreu, tampouco ressuscitou. Mas ainda assim, ele merece uma vaga nessa lista.

Anakin Skywalker nasceu apenas de uma mãe, que alegava não haver um pai para o pequeno. Logo mais a frente na história, ele é tido como um salvador, aquele que traria equilíbrio à Força, e por consequência, paz ao Universo. Te lembra alguma outra história?

No entanto, nesse caso, o Salvador acabou sucumbido às Trevas, não ‘resistiu à tentação’. Tamanha foi sua entrega e transformação, que seu mentor não teve escolha a não ser ‘matá-lo’.

De fato, o Anakin Skywalker “morreu” no confronto com Obi-Wan. ‘O que sobrou dele’, foi levado pelo imperador e transformado em ‘outra coisa’. O próprio Obi-Wan disse a Luke, filho de Anakin que seu pai estava morto.

No entanto, quando Luke enfrenta Vader e o vence, o pai acaba se rendendo ao amor que tem pelo filho e que o faz se arrepender e redimir de todas as maldades. Por essa razão, dá pra dizer que ,naquele momento, Anakin voltou. Aquele bom menino que nasceu sem pai e até estava destinado a trazer a paz de volta ao Universo, graças ao amor que teve por Padmé, acabou mantendo a profecia através de seu filho Luke. Fazendo por merecer estar nesta lista.

6 – Superman

Um dos maiores (senão o maior) ícones da Cultura Pop de todos os tempos não podia ficar de fora. Sua morte foi um dos maiores eventos dos quadrinhos de todos os tempos e sacudiu os quadrinhos nos anos 90.

Era quase impensável a ideia de que o grande Superman poderia morrer e isso ainda não era tão comum ainda naquela época.

Pois aconteceu. E como ficaria a DC(e o mundo) sem o maior super herói de todos os tempos? Será que ele ia permanecer ‘morto pra sempre’?

Passado algum tempo e sendo até substituído por outros 4 ‘Supers’, outro grande evento voltou a sacudir esse universo: A Volta do Superman.

Mais uma vez, tecnicamente, ele não ressuscitou. Afinal, soube-se que ele nunca esteve morto de fato. Ele estava em uma espécie de animação suspensa e estava sendo restaurado.

Mas o super ser popular mais poderoso dos quadrinhos, que é tido como um Deus na Terra, que veio pra ser o nosso salvador e que usa um símbolo que representa Esperança, não poderia ficar de fora dessa lista tão simbólica.

7 – Jon Snow

Como não lembrar dos eventos do final da quinta e do início da sexta temporada de Game of Thrones? Após as diversas facadas que Jon levou por ter permitido a entrada do povo livre em Westeros, indo de encontro com as tradições da Patrulha da Noite, o jovem acaba sendo vítima de uma armadilha que o leva a morte.

No entanto, o personagem não permaneceu morto por muito tempo, tendo sido ressuscitado por Melisandre pouco tempo depois. Como seu juramento para com a patrulha seria até a sua morte, ele se sente no direito de abandoná-la e lutar por sua família e seus desejos pessoais.

8 – Gandalf, o Cinza

Este é mais um caso que gera debates. Apesar de muitos acreditarem que não se trata de um caso de morte e ressurreição, outra grande parte dos fãs acreditam que ao longo da luta contra o Balrog, Gandalf, o Cinza morre e ressurge como Gandalf, o Branco, com vestes brancas e um cabelo escovada para ninguém botar defeito, em um clássico caso de level up.

E quem você acrescentaria nessa lista?

Thiago Amaral

Geek inveterado e consumidor assíduo e voraz de cultura pop. Enquanto não está lutando com a Aliança Rebelde, dá aulas de Inglês. Curte Marvel & DC. Retro Gamer. Conhecido no underground como Pai da Alice.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *