Jedicon SP | Luke Ross conta sobre a trajetória no mundo das HQs

Conhecido como Luke Ross, o quadrinista brasileiro Luciano Queiroz, foi um dos convidados da Jedicon SP que aconteceu no último sábado (21). Em um bate-papo descontraído, o desenhista contou um pouco sobre todo o seu caminho no mundo das HQs e como conseguiu garantir seu espaço como um dos principais desenhistas nas HQs da saga Star Wars.

Nascido na cidade de São Paulo, no ano de 1972, e criado na região do ABC paulista, Luciano disse que desde muito cedo se interessou por desenho e colocou como uma de suas metas conseguir concluir o curso universitário de desenho para se tornar um quadrinista.

Incentivado pela família, concluiu o curso técnico de ferramenteiro para que pudesse trabalhar em um mercado considerado estável na época e de forma que conseguisse custear o curso de seus sonhos.

No final da década de 80, impulsionado pela notícia de que o mercado internacional estava à procura de quadrinistas brasileiros, Luciano começou a trabalhar em seu portfólio que mais tarde lhe proporcionaria o seu esperado espaço.

No início da década de 90, Luke Ross, já estava trabalhando na DC Comics e em 94 começou a trabalhar para a Marvel Comics onde está até hoje. Na Marvel, o quadrinista já foi responsável por revistas dos Vingadores, Homem Aranha, John Carter e atualmente é o responsável pela série em quadrinhos de Darth Maul, The Force Awakens e Thrawn do universo Star Wars.

Ao avaliar a cena dos quadrinhos nacionais, Luke acredita que ainda é um excelente momento para os artistas nacionais, não apenas para aqueles que pretendem trabalhar em grandes editoras, mas também para os trabalhos independentes já que o número de eventos voltados para o público geek no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos, proporcionando espaço para a venda de seus trabalhos.

Sobre as novidades da Saga Star Wars, ele garante que o processo é bastante sigiloso e que até mesmos os artistas envolvidos acabam recebendo o material com informações de seu trabalho em um prazo bastante curto, o que faz com que ele não tenha previsão sobre as novas adaptações do universo de Star Wars para as HQs. Ross também afirmou que seu trabalho continua deixando a todos bastante satisfeitos e que acredita ainda tem um grande caminho a percorrer como parte deste mundo tão amado por todos.

Com uma trajetória inspiradora, Luke é um dos grandes artistas que através de seu esforço e talento servem de orgulho para os fãs brasileiros.

Comments

comments