Isaac Asimov: Por onde começar

Isaac Asimov é um dos mestres da ficção científica e foi considerado um dos “três grandes” do gênero ao lado de Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. A obra mais famosa de Asimov é a série Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos. Asimov também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção.

Mas o que define Asimov vai muito além disso. Ele criou histórias que marcaram a ficção científica e ajudou a moldar os rumos que o gênero tomou até os dias atuais. Sua obra e ensinamentos impactaram não só no gênero literário mas a sociedade como um todo. Um bom exemplo é As três leis da robótica”que busca tornar possível a coexistência entre humanos e robôs inteligentes, impedindo que estes pudessem se rebelar. Asimov as usava constantemente em sua obra, contudo com o passar dos anos o conceito não ficou limitado à ela. Em tempos atuais, diante dos contínuos avanços na áreas da biônica, cibernética e inteligência artificial, as diretivas de Asimov ganham uma importância maior frente a realidade. No ritmo acelerado em que estamos, as Leis da Robótica em breve contarão realmente com o status de lei. Afinal, quais são estas leis?

  • 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 
  • 2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei. 
  • 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis. 
  • Mais tarde Asimov acrescentou a “Lei Zero”, acima de todas as outras: Um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.

Isaac Asimov escreveu cerca de 500 livros! Para quem não o conhece, mas tem curiosidade, elaboramos uma lista com os melhores livros para começar a conhecer este lendário autor. Em nossa lista, focamos nos livros que são de fácil acesso. A  Editora Aleph vem publicando diversos livros do autor com preços acessíveis. Abaixo de cada livro segue um link pro Amazon, que tem sido a melhor opção para comprá-los.

1 – Eu, Robô

Eu Robô

“Eu, Robô” é o primeiro livro da série “Robôs“, que foi publicada em 1950. O livro é composto de 9 contos que, de forma sucessiva, discorrem sobre a evolução dos robôs através do tempo. A obra se inicia com o conto intitulado “Robbie”, um robô-babá incapaz de falar que é discriminado e repudiado pelas pessoas da Terra. Além de “Robbie” estão no livros contos como “Andando em Círuclos”, “É preciso pegar o Coelho” e outro.

Em 2004, uma adaptação livre de “Eu, Robô” foi trazida para o cinema, estrelada por Will Smith. O filme, que é bem ruim, não tem muito a ver com o livro e não foi bem recebido pelo público, nem pela crítica. Portanto, se ao ouvir falar de “Eu, Robô” você se lembrar do filme, recomendo fortemente que busque o livro e mude isso. Rsrs!

Confira no Amazon pelo Link: Eu, Robô

 

2 – O Fim da Eternidade

O fim da eternidade

Focado em viagem no tempo, com elementos de mistério e thriller, “O Fim da Eternidade” fala sobre uma organização formada por homens, de diferentes épocas da história da humanidade, que vivem fora de seu tempo. A missão da organização é mudar a realidade da humanidade, fazendo alterações mínimas, a fim de torná-la melhor. Quando foi publicado em 1955, o New York Times disse que o livro “tem suspense em cada página” e “reviravoltas a cada capítulo”. Esta é considerada por muitos uma de suas melhores obras.

Confira no Amazon pelo Link: O Fim da Eternidade

 

3 – O Cair da Noite

O Cair da Noite

“- Dos sete sóis só restou Beta no céu. Vê? A questão era puramente retórica. Beta estava quase no Zênite sua luz avermelhada inundava a paisagem com um laranja incomum enquanto os raios brilhantes de Gama morriam.”

“O Cair da Noite” foi originalmente um pequeno conto escrito por Asimov em 1941, que foi eleito, em 1964, pelos escritores de ficção científica da América, o melhor conto de ficção científica de todos os tempos. Em 1990, Asimov juntou-se a Robert Silverberg para transformar o conto em um livro. A história se passa em um planeta onde sempre é dia, pois em sua órbita giram 7 sóis, e cada um se põe de forma alternada. Mas, algo incrível acontece, e a população alienígena deste planeta fica em caos completo quando os 7 sóis se põem ao mesmo tempo e a noite pela primeira vez aparece. Todos em completa escuridão, enlouquecidos com o possível “fim do mundo”, tomam medidas drásticas. O filme As Crônicas de Riddick, estreado em 2000, é baseado nos mesmos temas do conto de Asimov, mas não houve uma verdadeira adaptação cinematográfica do livro.

Confira no Amazon pelo Link: O Cair Da Noite

 

4 – Os Próprios Deuses

Os próprios deuses

Embora existam várias tramas neste livro, a principal é sobre alienígenas que vivem em um universo paralelo, com diferentes leis físicas comparadas às nossas. Eles tentam examinar as diferenças entre as leis físicas dos planetas, mas a matéria terrestre que eles coletam, fornece a seu universo, que está morrendo, uma fonte alternativa de energia. Contudo, alterar as leis físicas deste Universo tem consequências negativas que são exploradas nas três partes do livro. Em uma carta escrita por Asimov em 1982, ele disse que “Os Próprios Deuses” é o livro favorito de sua obra.

Confira no Amazon pelo Link: Os Próprios Deuses

 

5 – A série da Fundação

Azimov Fundação

É difícil resumir esta série em um parágrafo, afinal são tantos livros e uma história enorme a ser contada.

A série Fundação é uma série de 7 livros escritos por Asimov entre 1942 e 1993. Em 1966, os três primeiros livros (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação) ganharam o Prêmio Hugo de “Melhor Série de todos os tempos”. A série da Fundação, descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica. A história foca em um matemático chamado Hari Seldon que desenvolve a psico-história, um método de prever o futuro aplicando fórmulas matemáticas à acontecimentos presentes. A fim de salvar o mundo em que vive, Seldon cria uma base de artesãos e engenheiros para preservar e expandir o conhecimento da humanidade, tornando-os uma base para um novo império galáctico.

Os livros que compõem a série são, em ordem cronológica:

  • Prelúdio à Fundação
  • Origens da Fundação
  • Fundação
  • Fundação e Império
  • Segunda Fundação
  • Limites da Fundação
  • Fundação e Terra

Muitos livros, né? O ideal é começar pela trilogia original, que serviu de base, posteriormente,  para os prólogos e continuações que Asimov veio a escrever depois. A Série da Fundação é sua obra mais famosa, e é um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre o autor.

Confira no Amazon pelo Link: Trilogia da Fundação – Caixa

Além deste livros ainda existem diversos outros, então é difícil fazer uma lista tão restrita. Mas, se o seu livro favorito de Asimov não está aqui, então diga-nos qual é! Comente!

Comments

comments