Halt and Catch Fire | 06 Motivos para assistir

Não é novidade que vivemos uma das melhores eras da televisão. Com uma gama de séries de qualidade para serem assistidas, algumas joias podem passar despercebidas pelo público. Contudo, como vivemos na “era da informação” existem sempre aqueles que podem encontrar essas joias e divulgá-las para que não se percam.

E isso é o que tentaremos fazer com Halt and Catch Fire, série da AMC, emissora responsável por Breaking Bad, Mad Men e The Walking Dead, que se passa em um período chave da era da computação.

A série começa no Silicon Prairie do Texas em 1983 e retrata a visão de um insider ficcional da revolução do computador pessoal. O título da série refere-se à instrução de código de máquina Halt and Catch Fire, que causaria a paragem do CPU do equipamento. No entanto, é difícil dizer um segmento que a série foca, já que ao longo de suas 3 temporadas a série diversifica o seu escopo mostrando os primórdios dos computadores portáteis, dos games online e até mesmo da internet. Com isso, listamos cinco motivos para que você não deixe esta série passar.

01 – Evolução da tecnologia em foco

Se você for um entusiasta de tecnologia, gamer, programador, ou um mero “internauta”, a série te fisgará. Mostrando o início de diversos segmentos da tecnologia que hoje movem o nosso mundo, a série coloca os seus personagens no centro da criação da indústria como vemos hoje.

Sejam computadores portáteis, games, internet e tantos outros ramos, a série dá pinceladas sobre o seu surgimento. É impressionante como a série consegue se transformar em tão poucas temporadas trazendo não só o desenvolvimento de seus personagens, mas também da tecnologia.

Se você lida com programação, engenharia de  Hardware ou Software, ou seja lá qual ramo da tecnologia, você se sentirá em casa!

02 – Elenco incrível

Não bastasse o excelente enredo da série, Halt and Catch Fire possui um elenco de primeira linha. Com atores conhecido de outras obras, como Lee Pace (O Hobbit, Guardiões da Galáxia), Mackenzie Davis (Black Mirror, Perdido em Marte, Blade Runner 2049), Scoot Mcnairy (Batman Vs Superman, Argo, War Machine) e Kerry Bishé (Argo, Scrubs)  a série traz atuações brilhantes e inspiradíssimas tanto dos seus protagonistas como do elenco de apoio.

03 – História Fechada

Diferente de muitas séries que gostam de se alongar até perderem a sua essência, Halt and Catch Fire sabe até onde quer chegar e não tem planos de se tornar dessas séries de inúmeras temporadas. Com 3 temporadas lançadas e mais uma para finalizar o arco, a série sabe exatamente aonde quer chegar, o que torna a experiência mais sólida e coesa. Nada de fillers, aqui cada episódio conta e a história segue em ritmo acelerado.

04 – Nostalgia

Este motivo pode não pegar todo mundo. Se você viveu os anos 80 ou 90, a série pode te pegar pela nostalgia. Com uma ambientação impecável, o que já era de se esperar da emissora que trouxe Mad Men, a série te transporta para outras décadas onde muitas coisas eram mais simples e outras imensamente mais complicadas.

O fator nostalgia também pode funcionar para qualquer um que exerça um fascínio por décadas passadas, o que faz sentido já que tanto que amam Mad Men sequer viveram aqueles tempos.

05 – Referências

Sejam referências tecnológicas, do universo do games, ou da ficção científica, Halt and Catch Fire traz uma quantidade enorme delas. De citações a empresas como Atari, Nintendo, Microsoft, ou obras emblemáticas da ficção científica como 2001: Uma Odisséia no Espaço, a série te fará se sentir em casa ao deixar claro que os personagens e os telespectadores dividem o mesmo universo.

06 – Personagens femininas fortes

Diferente do que é comumente visto no mercado de trabalho tecnológico atual, as personagens femininas são de suma importância em Halt and Catch Fire. Lideradas por Donna Clark e Cameron Howe, a dupla mostra a cada episódio como precisam lutar para terem suas ideias e sua mão de obra valorizadas em um mundo que parece apenas mensurar o valor de quem tem a ideia e não ela em si.

Cuidar da família e conciliar com uma carreira, preconceito, são e devem problemas exclusivamente das mulheres? Halt and Catch Fire traz diversas discussões que eram relevantes no período em que a série se passa e ainda mais relevantes no tempo em que a série é produzida.

Apesar de seu valor de produção, qualidade de roteiro e elenco classe A, a série não possui grandes números de audiência, sendo uma série cult. Felizmente, isso não impediu a AMC de dar continuidade ao seu projeto até que este tenha o fim que merece.

Há muito mais para ser visto na série, e certamente essa lista não faz jus à sua qualidade. A quarta temporada de Halt and Catch Fire, que será lançada este ano, terá 10 episódios e trará um fim à saga de Gordon, Joe, Donna e Cameron.

Comments

comments