Game of Thrones | Rhaegar Targaryen planejava tomar o trono do rei Aerys II?

Apesar de não aparecer em um momento sequer nas Crônicas de Gelo e Fogo, Rhaegar Targaryen ainda é um personagem emblemático e de extrema importância para a saga. Suas ações, em períodos anteriores aos eventos do livro/série, impactam de maneira significativa nos acontecimentos de Westeros. E, além de suas histórias conhecidas, ainda existe muito mistérios sobre demais atos do personagem.

Durante toda a série (ou livros), Rhaegar é descrito de maneiras diferentes de acordo com a ótica do personagem que o menciona. Para os Starks e os Baratheons, Rhaegar foi um monstra que sequestrou a sua amada Lyanna Stark e gerou uma guerra. Já para Sor Barristan Selmy, Rhaegar era uma pessoa amável, romântica que preferia cantar a lutar, enquanto para Viserys Targaryen, o príncipe era um guerreiro feroz que morreu lutando pela mulher que amava.

Resultado de imagem para rhaegar targaryen

Com os acontecimentos recentes do seriado, descobrimos que a relação de Rhaegar e Lyanna, seja ela consensual ou não, gerou um filho, que hoje conhecemos como Jon Snow.

Por conta desta dualidade atribuída ao personagem, é difícil definir qual seriam suas reais intenções em diversas situações,seja em sua relação com Lyanna ou até mesmo em relação ao seu pai, o rei Aerys II, conhecido como o Rei Louco.

De acordo com algumas teorias, Rhaegar Targaryen poderia estar planejando tomar o trono de seu pai, uma vez que este já não se encontrava em condições de reinar. Com isso, é possível que alguns nobres estivessem se juntando em prol desta causa.

Resultado de imagem para aerys II mad king

Para contextualizar, o Rei Aerys II fora gradualmente se tornando mentalmente incapaz, principalmente após o Desafio de Valdocaso, onde fora mantido em cativeiro por Lorde Denys Darklyn. Após o ocorrido, o rei Aerys se tornou paranoico, temendo quaisquer lâminas (o que o fez parar de cortar o cabelo e as unhas) e até mesmo a comida que lhe era servida.

Por conta do estado do rei, acredita-se que muitos começaram a se movimentar para substituí-lo por seu filho, o querido Rhaegar Targaryen, sendo o famoso Torneio de Harrenhal (que obviamente fora financiado por um terceiro interessado) a oportunidade perfeito para uma reunião entre os defensores dessa causa. Contudo, o famigerado torneio acabou colocando em ação uma cadeia de eventos que colocaria fim à dinastia dos Targaryen. Contudo, alguns indícios ainda podem indicar as verdadeiras intenções de Rhaegar, como mostraremos a Seguir.

Resultado de imagem para harrenhal tournament

Durante os eventos da Rebelião de Robert, período em que Lyanna fora mantida na Torre da Alegria, Rhaegar colocou dois soldados da Guarda Real cuidando da Torre onde se encontrava sua amada. E esse é um dos pontos que chamam a atenção, já que a Guarda Real se submete ao rei. É possível que um membro seja designado para cuidar de algum parente do rei, contudo mais do que isso parece pouco ortodoxo.

Assim, os rumores de que Rhaegar pretendia tomar o poder ganham forças. Com Aerys notoriamente assustado e em meio a uma enorme rebelião, era de se esperar que o rei quisesse cada soldado ao seu lado. Ainda assim, dois soldados foram chamados por Rhaegar e um terceiro ainda fora em busca do príncipe na Torre da Alegria.

Resultado de imagem para knight laughing tree

A possibilidade é que Rhaegar estivesse se cansando da loucura de seu pai e, junto a muitos nobres, estivesse planejando tomar o poder pelo bem do povo (ou não). O príncipe, que havia se apaixonado por Lyanna Stark em Harrenhal, acredita-se que a possibilidade da jovem ter se disfarçado do Cavaleiro da Árvore Risonha para proteger Howland Reed tenha contribuído com este fato.

Uma possibilidade citada no Reddit, é que o Rei, tomado por sua loucura, possa ter mandado capturar o Cavaleiro da Árvore Risonha, temendo que este pudesse ser alguém enviado para matá-lo, o que pode ter levado Rhaegar a fugir com Lyanna e mantê-la em um local seguro. Assim, o príncipe pode ter se casado em segredo com Lyanna na fé dos Deuses Antigos, uma vez que seu casamento com Elia Martell fora realizado na fé dos Sete. (Esse fato poderia tornar Jon Snow um filho legítimo na linha de sucessão)

Resultado de imagem para tower of joy

Deste modo, é possível que Sor Arthur Dayne, Sor Oswell Whent e Sor Gerold Hightower constataram que a loucura do rei era intratável e passaram a favorecer o seu herdeiro.

Arthur Dayne era um cavaleiro exímio, e acredita-se que se ele estivesse presente na Batalha do Tridente, onde Rhaegar foi morto por Robert Baratheon, o desenrolar dos eventos teria sido bem diferente. Deste modo, é de se esperar que para Rhaegar nada mais importasse do que Lyanna e seu filho (talvez herdeiro).

Como já é de conhecimento, foi neste período que se desenrolou a rebelião de Robert, onde o Rei Louco e seu Herdeiro, Rhaegar foram mortos e posteriormente Ned Stark enfrentou os cavaleiros da Guarda Real na Torre da Alegria e descobriu a verdade sobre sua irmã de Rhaegar.

A linha do tempo durante o período é confusa, mas acredita-se que os soldados da Guarda Real que foram dispostos na Torre da Alegria, lá estavam com o dever de proteger o possível herdeiro do trono, principalmente no período conturbado que poderia trazer a morte do Rei e do seu Príncipe.

Resultado de imagem para robert rebellion

Este talvez seja um dos motivos que fazem com que Ned Stark nutra uma admiração tão grande por Sor Arthur Dayne e os cavaleiros que morreram ali. Por esse motivo, e a fim de esconder os eventos que se passaram na Torre, Ned providenciou que esta fosse derrubada e suas pedras fossem usadas nos túmulos destes cavaleiros.

Obviamente, a linha do tempo é confusa e ainda há muitos indícios a serem descobertos, inclusive as circunstâncias da fuga de Lyanna e Rhaegar. Contudo, é fácil acreditar que Rhaegar não era o monstro descrito por muitos e que este não ficou inerte ante as loucuras do seu pai. A probabilidade é que Rhaegar fosse um homem tentando proteger a mulher que amava e admirava, cuja relação poderia trazer ao mundo o tão almejado Príncipe Prometido, profecia que Rhaegar era obcecado.

Resultado de imagem para jon snow birth

Se Rhaegar era a pessoa doce que tantos descrevem, era de se esperar que ele não aceitasse as atrocidades de seu pai, principalmente se levar em conta o sofrimento do povo que tantos dizem que ele amava. Deste modo, existe a possibilidade de que os relatos de um plano para destituir o Rei Louco tenham alguma verdade. O povo, os nobres e até mesmo Rhaegar tinham motivos para querer Aerys II fora do trono.

Contudo, as coisas não aconteceram da maneira planejada por Rhaegar e o príncipe e sua amada morreram durante a rebelião. No entanto, o herdeiro que ele tentara proteger sobreviveu e hoje é uma peça importante no desenrolar das guerras de Westeros.

Game of thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Comments

comments