Game of Thrones | Bran pode mesmo alterar o passado?

Aviso: Este artigo contém Spoilers da sexta temporada de Game of Thrones.

Não faz nem um mês que acabou a sexta temporada de Game of Thrones e a saudade já aperta o coração dos fãs. Esta temporada tem sido considerada por muitos a melhor temporada até aqui, em parte porque pudemos sentir um pouco do gostinho da vitória ao ver os Starks retomando Winterfell, em parte porque tivemos respostas para perguntas que vínhamos nos fazendo desde a primeira temporada.

Mas nem só de respostas foi feita a sexta temporada. Muitas dúvidas restaram, e uma das principais é se Bran Stark é capaz de alterar o passado.

Muito tem se debatido sobre a capacidade de Bran de interferir no passado. Alguns afirmam que ele não tem como mexer no passado, como disse o Corvo de Três Olhos, “A tinta já está seca.” Entretanto, há quem acredite que ele consiga interferir no passado e que suas atitudes tenham consequência.

Apesar de ter feito de maneira sutil, a série nos respondeu esta pergunta em seu último episódio. Mas, para ficar melhor explicado vamos contextualizar um pouco.

No terceiro episódio da sexta temporada, Bran Stark volta no tempo, com o Corvo de Três Olhos, para o momento da luta entre Ned Stark e seus companheiros contra Sor Arthur Dayne na Torre da Alegria. Lá ele presencia todo o combate e descobre toda a verdade sobre a luta que ali aconteceu.

maxresdefault (2)

Após a batalha, enquanto Ned subia as escadas da Torre da Alegria, Bran não resiste a tentação e grita por seu pai, que imediatamente olha para trás acreditando ter ouvido algo. O Corvo de Três Olhos explica para Bran que ele não poderia interferir no passado, “A tinta já está seca,” dissera ele.

Em The Door, quinto episódio da sexta temporada, vemos mais uma vez Bran visitando o passado, desta vez em Winterfell. Durante os eventos do final do episódio, a tentativa de fuga da caverna acaba resultando no colapso do jovem Hodor no passado, deixando-o da maneira que o conhecemos hoje.

"O gordinho rodou!!"
“O gordinho rodou!!”

Após estes eventos, a internet entrou em um grande debate se Bran poderia ou não alterar o passado. Muitas teorias surgiram, enquanto muitos acreditam que este tenha sido um evento isolado e que o passado não pode ser alterado, outros acreditavam que Bran poderia alterar todo e qualquer evento do passado, como a morte de seu pai ou até mesmo a queda que tirara o movimento de suas pernas.

Contudo, esta não foi a única vez que Bran deixou sua marca no passado. Mas, ainda chegaremos lá.

O problema maior no entendimento das consequências dos atos de Bran no passado é mais conceitual. Se analisarmos atentamente, vamos perceber que Bran não “alterou” o passado, ele é parte do passado. Isso fica comprovado pelo fato de que desde o primeiro livro Hodor é Hodor, e sua origem sempre foi a mesma. Acontece que não estamos vendo os eventos se enrolarem de maneira estritamente linear quando se trata de Bran. O passado de Hodor estava no futuro de Bran Stark.

Para tenta exemplificar, vamos lembrar de três fatos em outras obras da cultura pop que se assemelham ao caso em análise:

(Pode Conter Spoilers de Harry Potter, Exterminador do Futuro e Interstellar)

  • Harry Potter salvando a si mesmo em O Prisioneiro de Azakaban

Todos lembram do momento em que Harry é salvo dos Dementadores por um patrono cuja forma era um cervo, a mesma que o seu pai conjurava.

Durante o resto da trama Harry acredita ter sido salvo por seu pai. O que ocorreu no entanto é que o próprio Harry no futuro se salvou, uma vez que o seu pai nunca apareceu para conjurar o patrono que o salvara.

Harry não alterou o passado, ele era parte dele.

  • Cooper voltando no tempo para se comunicar no passado.

Em Interstellar, a filha de Cooper passa toda a primeira parte do filme falando de um Poltergeist em seu quarto que tentava se comunicar com ela.

Ao final do filme descobrimos que o Poltergeist era ninguém menos que o próprio Cooper no futuro tentando se comunicar com a filha no passado.

Mais uma vez, Cooper não mudou o passado, era parte dele.

  • Kyle Reese volta no tempo para ser pai de John Connor

Em Exterminador do Futuro, Kyle Reese é enviado para o passado por John Connor para proteger a sua mãe, Sarah Connor. Durantes os evento do filme, Sarah e Kyle engatam um romance que resultou no nascimento de John Connor, o herói da guerra contra as máquinas no futuro.

Kyle não mudou o passado, ele sempre foi parte dele.

Voltando à Game of Thrones

Com isso em mente fica claro que na verdade Bran não está alterando o passado, a tinta já está seca, mas isso não quer dizer que ele não tenha participação nele. Ele está destinado a fazer estas “alterações”, porque elas já aconteceram e se ele faz parte delas, ele precisa fazê-las acontecer.

Em The Winds of Winter, último episódio da sexta temporada, Bran revisita os eventos da Torre da Alegria e podemos ver que quando Ned está subindo as escadas, ele mais uma vez age como se tivesse ouvido algo. Mas desta vez Bran não gritara. Ou seja, seu grito já havia deixado sua marca no passado, era parte daquele momento.

“A cena se encontra no minuto 2:12”

Embora sutil, esta pode ser a resposta definitiva sobre os impactos das atitudes de Bran no passado. No entanto, ainda é cedo para dizer o quanto ele pode tomar parte em eventos do passado.

Nos livros, o Corvo de Três olhos explica a Bran que ao tentar se comunicar com o passado, sua voz não seria ouvida, mas algo parecido com o farfalhar das folhas ou o vento. Só os próximos eventos para esclarecer isso.

Portanto, apesar de pouco provável, a teoria de que Bran possa ter influenciado na loucura do Rei Louco ainda não caiu por terra, já que está provado que Bran pode tomar parte em eventos do passado.

Explicar viagens no tempo é sempre complexo, mas a frase “Bran não altera o passado, ele faz parte dos eventos do passado,” resume bem o argumento aqui apresentado. O que para Hodor, Rei Aerys e outros é passado, para Bran pode muito bem ser o futuro, o tempo não segue a mesma linha para todos necessariamente.

Allons-y!
Allons-y!

Game of Thrones volta em 2017 para sua próxima temporada e o sexto livro será lançado em algum momento do futuro, ou do passado dependendo de quando você estiver lendo isto.

Comments

comments