Fragmentado | Conexões entre os filmes que dividem o mesmo universo

Aviso: Contém spoilers de Fragmentado

Quem já assistiu Fragmentado e ficou na sala de cinema pelo menos 2 minutos após o término do filme, sabe que este não só se passa no mesmo universo de Corpo Fechado (2000), outro filme de M. Night Khyamalan, como também existem relações entre os dois filmes.

Como se não bastasse a aparição de David Dunn (Bruce Willis) no final do filme, usando um uniforme com seu nome, e a menção a Elijah, vulgo Mr. Glass (Samuel L. Jackson), o próprio diretor confirmou que os filmes dividem o mesmo universo e que Kevin Crumb (James McAvoy), protagonista de de Fragmentado, originalmente apareceria em Corpo Fechado e seria parte fundamental da trama. No entanto, o diretor achou que a presença do personagem atrapalharia a jornada de Dunn e Mr. Glass e optou por fazer um segundo filme focado nele.

Mas, parece que Kevin não ficou totalmente de fora do filme, e existem algumas teorias de conexões entre os filmes.

Existem teorias de que Kevin Crumb, personagem de Fragmentado que sofre de transtorno dissociativo de identidade, aparece em um breve momento de Corpo Fechado. Em um determinado momento do filme, David Dunn se esbarra com uma mãe que arrasta o filho pelos braços e ao entrar em contato com ela é possível ouvir os gritos da criança indicando o abuso que esta sofria da mãe. Confira o momento:

Obviamente pode ser tudo uma coincidência. No entanto, é interessante como por um breve segundo a câmera foca na criança. Shyamalan gosta dessas sutilezas.

Como originalmente Crumb apareceria como adulto no filme, acaba sendo contestável o fato de uma criança representá-lo no filme. Mas, se os planos de Shyamalan de fazer um filme 15 anos depois forem realmente verdadeiros, seria uma excelente maneira de deixar uma pequena conexão entre os filmes.

Outra conexão interessante, seria o fato de que o acidente trem que coloca os holofotes em David Dunn foi o mesmo acidente que matou o pai de Kevin Crumb.

Em Fragmentado, é citado que o pai de Kevin Crumb morreu em um acidente de trem e que após perdê-lo, sua mãe se tornou abusiva, o que foi desencadeando os distúrbios do personagem. Então, é possível que o mesmo evento que ajudou a criar o “herói” que Dunn viria a se tornar, ajudou a criar o vilão que é Kevin Crumb. E ambos foram causados por Mr. Glass. E ao final do filme sabemos que Kevin Crumb está sendo enviado para o mesmo local onde o personagem de Samuel Jackson está.

Segundo o diretor, os dois filmes fazem parte de uma trilogia e um terceiro filme com um embate entre os três personagens está em pré-produção. Resta só saber como funcionará a dinâmica entre Dunn, Glass e Crumb. Afinal de contas, apesar de Crumb e Glass serem os vilões, a morte do pai de Kevin foi ocasionada pelas ações de Mr. Glass.

Fragmentado está em cartaz nos cinemas.

 

Comments

comments