Crítica | Logan

“There’s no living with… with a killing.” (Shane – Os Brutos Também Amam)

Logan é um filme que gerou grande expectativa no público por diversos motivos. Além de ser o último em que Hugh Jackman interpretará o Wolverine, e também um dos poucos filmes de herói a ter uma censura R. Isso sem mencionar os excelentes trailers que só aumentaram o hype para o filme.

Jackman estreou como o Carcaju no primeiro X-men, lançado em 2000, e desde então se o ator tem sido a cara do personagem. Agora, 17 anos e 7 filmes depois, chega a hora de se despedir e de apostar todas as fichas em seu filme mais arriscado.

E felizmente podemos dizer que a aposta foi verdadeiro um sucesso.

Resultado de imagem para velho logan

O filme que teve certa inspiração no arco “Velho Logan” dos quadrinhos traz apenas a essência desta história. Aqui não encontramos um Logan pai de família que acaba usando o escudo do Capitão América ou a armadura do Homem de Ferro em um mundo onde os super-heróis foram dizimados e os vilões dominam o país. Mas temos um Wolverine aposentado que deixou de acreditar no heroísmo e que tentar viver um dia após o outro lutando (financeiramente) para sobreviver.

Tampouco o filme se passa em um universo pós-apocalíptico. Ambientado na fronteira entre Estados Unidos e México, justamente para ter este aspecto “inóspito”, o filme se passa em 2029 com uma sociedade avançada, porém livre de mutantes. Aparentemente, não nasce um mutante no mundo há 25 anos, mas as coisas começam a mudar logo no início.

Com suas raízes fincadas muito mais no drama do que na ação, o filme trabalha muito bem com as nuances do roteiro, sabendo usar a violência a seu favor sem parecer gratuito. Apesar de ter momentos sangrentos e grotescos, a matança nunca se torna banal  e é possível sentir o peso de cada morte. O que não significa que a carnificina seja contida. O filme traz um banho de sangue, membros decepados e palavrões, provando que a classificação R foi mais do que merecida.

Além de ser um excelente road movie, Logan também tem seus elementos de Western. Com mil referências da era de ouro dos faroestes de John Wayne, Clint Eastwood e Alan Ladd. Uma trama com um homem amargo e desgostoso com a vida que acaba encontrando uma razão para se redimir não poderia ser mais semelhante aos antigos Westerns.

Resultado de imagem para x-23 logan

As atuações estão excelentes. Patrick Stewart entrega um Professor Xavier cansado, abatido e meio amargurado, mas trazendo aquela ponta de esperança que sempre contagiou os X-Men nos momentos mais difíceis. Já Laura (Dafne Keen), a X-23, é uma excelente novidade para o mundo cinematográfico dos X-Men. A jovem mutante traz muita profundidade ao filme e apresenta um desenvolvimento impressionante ao longo do filme.

Resultado de imagem para boyd holbrook logan

O vilão Donald Pierce, interpretado por Boyd Holbrook (Narcos), também cumpre bem o seu propósito. Ameaçador e com um certo carisma, Donald ajuda a tocar a trama de maneira competente. Contudo, o principal conflito no filme se encontra muito mais no interior de Logan e em sua relação com a X-23 do que com o vilão, o que torna o filme muito mais interessante.

Resultado de imagem para logan

A despedida de Hugh Jackman do papel do Wolverine não poderia ser melhor. Além de ser uma ode ao legado dos X-Men, o filme coloca na balança toda a carreira do ator/personagem e a envolve na trama de uma forma extremamente natural e orgânica. Com referências aos filmes antigos e aos quadrinhos, o Wolverine se despede deixando um grande presente para o público, o melhor filme de seu personagem que deve ecoar por anos.

Logan vai além do gênero de herói e entrega um excelente filme de drama, com interpretações inspiradíssimas, conflitos bem construídos e a promessa de emocionar o público com a chegada dos créditos.

Resultado de imagem para five stars

Logan chega aos cinemas no dia 02 de Março.

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *