Crítica | Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Homem-Aranha é um personagem de extrema importância, sejam nos quadrinhos ou no cinema. Junto com os X-Men, o herói foi um dos precursores da nova onda de filmes de super-heróis que tem dominado o mercado cinematográfico nos últimos anos.

Com o advento do Universo Cinematográfico Marvel, muitos fãs passaram a desejar que o herói fizesse parte deste universo que vinha formando entre seus filmes um senso de unidade e coesão. No entanto, com os direitos do herói nas mãos da Sony, a realização de algo assim parecia pouco provável. Contudo, um acordo entre a Sony e a Marvel Studios mostrou que alguns sonhos podem ser realizados.

Tendo sua primeira aparição em Capitão América: Guerra Civil, a versão do Homem-Aranha elaborada pela Marvel Studios em conjunto com a Sony mostrou um Peter Parker muito mais jovem do que os atores que interpretaram o herói anteriormente. Trazendo a dificuldade em se inserir do Peter Parker de Tobey McGuire e a sagacidade do Homem-Aranha de Andrew Garfield, Tom Holland trouxe uma versão fiel, atual e muito acertada do amigão da vizinhança.

Agora, o Teioso ganhou o seu primeiro filme solo fruto desta parceria, Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Poucos desconfiavam do filme, uma vez que grande parte do fã acredita que não lugar mais apropriado para o Aranha do que a casa que o criou. Essa confiança também fora adquirida ao longo dos anos em que a Marvel Studios apresentou produções extremamente bem sucedidas, mostrando respeito e carinho pelos personagens.

Tirando proveito da pouca idade de Tom Holland, o Homem-Aranha pela primeira vez ganha um filme jovem de verdade. Sem adultos fantasiados de jovens (Tobey McGuire tinha 25 anos quando interpretou o aranha pela primeira vez), e com a aura teen que pertence ao herói, o filme sabe explorar muito bem o seu personagem sem tornar o filme infantil. O filme atualiza diversos conceitos sem necessariamente desvirtuar a essência do personagem ou do contexto em que este vive. Assim, temos um Homem-Aranha que se tornou famoso por estar no Youtube e que faz “vlogs” sobre suas missões. Assim, temos um filme leve, bem humorado e mais despretensioso do que os outros filmes do estúdio.

Além de Holland, o elenco jovem do longa, composto por atores como Zendaya, Jacob Batalon e Laura Harrier, traz atuações extremamente competentes cumprindo o objetivo de seus papéis, sejam eles dramáticos ou de alívio cômico. Já o núcleo adulto, não podia se esperar muita coisa além de um show por parte de atores como Robert Downey Jr., Jon Favreau, Marisa Tomei e Michael Keaton.

Diferente de muitos filmes da Marvel, Homem-Aranha: De Volta ao Lar traz um dos vilões mais coerentes e bem executados deste universo. Com motivações bem desenvolvidas que farão total sentido ao espectador, Michael Keaton entrega um Abutre memorável.

Se em Guerra Civil Tom Holland já havia demonstrado seu potencial para viver o Aranha, em Volta ao Lar ele crava a sua marca no personagem. Trazendo o que há de melhor nas interpretações passadas e acrescentando detalhes próprios, esta deve ser considerada a melhor versão do Aranha de todos os tempos.

Com o excesso de aparições de Robert Downey Jr. nas campanhas publicitárias do longa, parte do público temeu que este roubasse o filme para si, tirando a oportunidade de termos mais do Homem-Aranha. No entanto, este medo é infundado, já que as aparições de Tony Stark são pontuais, ainda que relevantes, sem tirar o brilho do amigão da vizinhança. O roteiro também tem o devido cuidado de tratar pequenas questões que podem ser levantadas em relação à primeira aparição do aranha. Outra coisa boa de saber, é que apesar do excesso de material mostrado no trailer, muita coisa ainda foi guardada para ser visto no cinema.

Dos poucos pontos negativos no longa, destacamos a nova versão do Flash Thompson, interpretado por Tony Revolori, que deixou de ser um Bully opressor (uma crítica importante que sempre foi apresentada nas obras do herói) para se tornar apenas um tolo que faz piadas de pênis todo o tempo.

Recheado de easter-eggs, surpresas piadas e ação, Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme extremamente bem sucedido e um retorno ao lar memorável para o Cabeça de Teia. Fiel à essência do personagem e ao seu contexto, o filme nos traz um herói moleque que ainda se encanta com tudo aquilo que vimos ao longo de todos estes filmes da Marvel. Este olhar deslumbrado é extremamente contagiante e faz com que o público, que sempre acompanhou Tony Stark e seus amigos lado a lado, olhem sob uma perspectiva diferente o Universo Marvel que conhecemos e amamos.

Seja você um fã do Universo Marvel (cinema ou quadrinhos), de filmes de heróis ou apenas que goste de filmes divertidos, Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme extremamente recomendado.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas no dia 06 de Julho.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *