Crítica | Electric Dreams – Real Life (Sem spoilers)

Eletric Dreams, a série antológica que adapta os contos de Philip K. Dick, aborda diversos segmentos da ficção científica. Afinal, Philip K. Dick foi um dos escritores mais marcantes da história do gênero. Então, como não poderia deixar de ser, simulações e realidade virtual são partes fundamentais de algumas histórias da coletânea.

Este é o caso de Real Life, episódio estrelado por Anna Paquin (X-Men, True Blood) e Terrence Howard (Homem de Ferro).

Criar uma sinopse lógica para Real Life poderia tirar parte da beleza do episódio, uma vez que o ponto mais interessante da história é desconhecer onde reside a realidade. Em um primeiro momento somos apresentados a uma linha narrativa convencional, que ao longo do tempo vai se dissolvendo em meio à confusão dos personagens. Deste modo, falaremos sobre o episódio de maneira superficial.

Ao longo do episódio o(s) protagonista(s) entram em simulações, onde vivem vidas diferentes. Contudo, de maneira brilhante, o episódio nos deixa em uma constante confusão. A história constantemente nos coloca dúvidas sobre qual linha do tempo faz mais sentido e qual soa mais irrisória.

Mas a história de Real Life vai muito além do jogo de ilusões. As duas linhas narrativas são bem interessantes, apresentando personagens cativantes, contextos atrativos e momentos de ação. Ao longo do mistério, o episódio nos leva a refletir sobre diversas questões reais da vida como relacionamento, erros e percepções.

A estética também é bem interessante, apesar de neste episódio não ser um ponto marcante. Contudo, é possível notar em alguns momentos a inspiração que Blade Runner, também baseado em uma obra de Philip K. Dick, traz para a estética da série.

Chamar Electric Dreams de “o Black Mirror de Philip K. Dick” é diminuir a contribuição deste autor que tanto fez pela ficção científica. Obviamente, coisas novas surgirão e criarão novas tendências. Mas, mais que uma série antológica de ficção científica, Electric Dreams é uma homenagem a um dos maiores escritores do século XX.

Com boas atuações e uma trama extremamente intrigante, Real Life é um excelente acerto da série. A forma confusa como o episódio apresenta realidade e ilusão é muito interessante, além de trazer diversas reflexões interessantes. História bem contada com o DNA do escritor preservado.

Electric Dreams tem sua primeira temporada disponível no Amazon Prime.

Comments

comments